Relaxamento através da respiração!

outubro 24, 2018
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Para acalmar o seu sistema nervoso, basta seguir os passos:

– Respire fundo, expandindo a barriga.
– Dê uma pausa.
– Solte o ar lentamente contando até cinco.
– Repita quatro vezes.

Foi comprovado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os iogues vêm usando o controle da respiração para promover a concentração e melhorar a vitalidade.

A ciência está apenas começando a oferecer evidências de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.

A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, que controla processos inconscientes como a frequência cardíaca e a digestão, assim como a resposta do corpo ao estresse, explica Richard Brown, professor clínico associado de Psiquiatria da Universidade de Colúmbia e coautor de “The Healing Power of the Breath” (O Poder de Cura da Respiração).

Quando você respira de maneira lenta e constante, seu cérebro recebe a mensagem de que está tudo bem e ativa a resposta parassimpática, diz Brown. Quando você respira de maneira curta e rápida ou segura a respiração, a resposta simpática é ativada. “Se você respira corretamente, sua mente vai se acalmar”, explica Patricia Gerbarg, professora clínica assistente de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Nova York e coautora do livro com Brown.

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